11/05/2021

Estação de Tratamento de Esgoto aguarda licenças para operar

Conselheiros da Agência Reguladora Municipal vistoriaram as obras já finalizadas da nova ETE

 

No dia 06 de maio os conselheiros da AGESG Gonçalo Meyer, Rosa Abascal, José Leopoldo e Luiz Henrique Motta estiveram vistoriando a nova Estação de Tratamento de Esgoto de São Gabriel, localizada no final da Avenida Antônio Mercado.

Os integrantes da Agência de Regulação do município foram recebidos e guiados pelo engenheiro ambiental da São Gabriel Saneamento, Nilceu Forgiarini Júnior, que apresentou toda a infraestrutura do empreendimento avaliado em cerca de 17 milhões de reais.

“A Estação está pronta e já fizemos os testes internos de operação com água potável. Está tudo ok, só aguardando algumas licenças para entrarmos em operação” afirmou Nilceu. Os documentos aos quais ele se refere são o PPCI – Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios e o SPDA - Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, que já foram encaminhados e devem ser liberados em breve.

Os conselheiros da AGESG aproveitaram a oportunidade para também colher mais informações sobre as obras de ampliação das redes de esgotamento que estão ocorrendo pela cidade.

“Estamos sempre atentos às obras e melhorias que a empresa vem fazendo, buscando constantemente informações sobre estes investimentos. Estamos falando do maior contrato que a cidade já viu e antes mesmo desta Estação entrar em operação, já vem chamando atenção de outros municípios” afirmou o conselheiro José Leopoldo, se referindo a uma recente visita do presidente da FAMURS à cidade.

Maneco Hassen, presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul visitou São Gabriel no final de abril, após anúncio do governo do estado sobre a possível privatização da CORSAN. O objetivo foi o de conhecer a experiência gabrielense com a concessão dos serviços de água e esgotamento e buscar mais informações sobre a privatização.

A previsão para início das operações da nova Estação de Tratamento de Esgoto de São Gabriel é para o mês de junho de 2021 e estima-se que até o final de agosto deste ano o município já tenha cerca de 60% dos detritos da cidade coletados e tratados.

Fotos